Notícias

 | 01/09/2008 08h15min

"Sacrifício" do país para crescimento econômico não acabou, diz Lula

Presidente afirmou que é preciso "cautela" e "ousadia"

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva avaliou nesta segunda-feira o crescimento da economia brasileira como responsável e duradouro. Na semana passada, ele apresentou uma espécie de radiografia do atual cenário econômico do país no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES). Lula afirmou que o "sacrifício" enfrentado pelo país para que alcançasse o atual ciclo de desenvolvimento "ainda não passou" e que é preciso "cautela" e "ousadia", por exemplo, no controle da inflação:

— Controlar a inflação não é apenas responsabilidade do governo. Temos alguns instrumentos e o povo tem outros. Na medida que o povo percebe que um determinado produto está subindo muito de preço, precisa deixar de comprar aquele produto para que ele volte ao preço normal — disse.

Em seu programa semanal Café com o Presidente, Lula afirmou que, depois de mais de 20 anos de “economia atrofiada” com poucos investimentos e muito desemprego, o país entrou — a partir de 2003 — em um “novo ciclo de crescimento”:

— A economia se estabiliza, a credibilidade nacional e internacional aumenta e os empresários brasileiros e o poder público começam a fazer os investimentos que o Brasil precisa para gerar os empregos e o desenvolvimento que tanto sonhamos — disse Lula.

Ele destacou que a taxa de investimento no país cresce, atualmente, mais que o dobro do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Segundo ele, os números demonstram “confiança” nas políticas de governo, nas leis aprovadas pelo Congresso Nacional e na importância do Brasil no cenário mundial:

— No fundo, todo mundo sabe que na hora que o empresário faz o investimento, esse investimento vai gerar emprego e um consumidor, que vai ser comprador. Portanto, ele vai consumir, vai aumentar mais a demanda e vai ser preciso mais investimento.

Para o presidente, esta é a receita para que o Brasil se transforme “definitivamente” em um país de economia rica e com justiça social. A principal tarefa, de acordo com ele, é equilibrar o crescimento econômico e a distribuição de renda.

AGÊNCIA BRASIL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.